Os tratamentos do humor do qual fazem parte todas as formas de depressão, constituem um problema de saúde pública devido a elevada freqüência serem pouco reconhecidos e quando diagnosticados serem tratados de forma inadequada.
A depressão é uma doença do corpo como um todo. Afeta o sono, o apetite, a disposição física e diversos aspectos psicológicos, como a auto-estima e a autoconfiança, além de dar um tom especialmente “cinzento” e pessimista a tudo que a pessoa faz, sente e percebe do mundo a sua volta.
Muitas pessoas confundem depressão com tristeza, fossa, baixo-astral afinal todos passam por dificuldades na vida e estresse, mas quando os sinais e sintomas de depressão aparecem é indício de que o corpo não está suportando mais, está ficando doente.
A depressão pode se manifestar de várias maneiras. Os sintomas podem variar enormemente de pessoa para pessoa mas algumas características tornam-se mais comuns em todos os casos.: tristeza ou irritabilidade persistente durante o dia, desanimo, cansaço, indisposição, perda da capacidade (ou parte dela) de sentir prazer no que faz, sentimento de desesperança, pessimismo, culpa, entre outros.
A principal conseqüência da depressão é o prejuízo social pessoal e psicológico.
Como todo problema de saúde, o tratamento começa sempre por uma avaliação médica completa e exames. Através dessa avaliação é possível verificar se existem outras doenças organicas que podem se confundir com a depressão ou piorar o episódio depressivo.
Procure sempre por profissionais qualificados que conduzirão a melhor maneira de sanar a doença.