Trata-se de uma glândula localizada no pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão. Ela produz os hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina), que controlam o funcionamento de diversos órgãos e, por isso,interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, memória e eliminação de líquidos, entre outros..
Quando a tireóide não está funcionando bem, a pessoa pode sofrer de hipertiroidismo, isto é, um aumento nas concentrações de T4 e T3 no sangue, que provoca, por exemplo, tremores, insônia, emagrecimento rápido e sensação de calor. O contrário também ocorre. O hipotiroidismo, causado pela diminuição dos mesmos hormônios, traz câimbras, intolerância ao frio, pele seca e ganho de peso.
No caso do hipotiroidismo, o aumento de peso não costuma ser maior do que cerca de 10% do peso corporal original. A crença de que o hipotiroidismo pode ser responsável pela obesidade é apenas um grande mito. Portanto o tratamento através do uso de hormônios da tireóide nas fórmulas de emagrecimento pode aumentar o risco de arritmias cardíacas e osteoporose, uma vez que não existem pesquisas que comprovem a eficácia do T4 para o controle do sobrepeso. O consumo desses medicamentos pode levar também ao hipertiroidismo. Nesse caso é necessário seguir um tratamento com o uso de drogas inibidoras da ação do T4.
Os problemas da tireóide ocorrem mesmo na infância, mas a prevalência é maior em mulheres após os 35 anos. O correto seria fazer dosagens hormonais anuais, a partir dos 35, 40 anos. Previna-se, faça uma consulta médica!
Sintomas do hipotiroidismo:
– pele, cabelos e unhas ressecados;
– pele amarelada;
– sensação de frio;
– sono;
– dificuldade de memorização;
– depressão;
– cansaço fácil;
– desanimo;
– constipação intestinal;
– aumento de peso;
– alterações menstruais;
– infertilidade;
– anemia;
– elevação do colesterol.
Sintomas do hipertiroidismo:
– muita agitação e nervosismo;
– insônia;
– sensação de calor;
– apetite elevado;
– emagrecimento;
– aumento do número de menstruações no mês;
– olhos saltados.