O lado inteligente do vinho
Desde a antiguidade o vinho é utilizado como auxiliar medicinal. Já foi encontrado em manuscritos que o uso do vinho era benéfico no tratamento de doenças de pele, asma, constipação, indigestão, icterícia e depressão entre outras.
O Resvetrol é o príncipio ativo, não alcoólico do vinho, que traz vários benefícios à saúde. É um poli fenol presente nos vegetais, mas principalmente nas uvas que apresenta maior concentração. Ele é extraído da casca das uvas vermelhas, amendoins e ervas ricas em polifénois.
O Resvetrol protege contra as doenças cardiovasculares impedindo a agregação das plaquetas, inibindo a oxidação de LDL colesterol e ajudando a manter os vasos abertos e flexíveis. Outro benefício é a sua capacidade antioxidante que age como eliminador de radicais livres dentro do corpo, pois ele transporta esse radical para uma enzima que combina dois radicais estabilizados para neutralizar ambos, diminuindo assim conseqüências desastrosas. E também demonstra uma potente atividade anticancerígena, inibindo cada uma das etapas da formação tumoral. Além desses benefícios, o Resvetrol produz efeitos estrogênicos em mulheres pós menopausa, reduzindo fogachos e aliviando sintomas da menopausa.
O produto pode ser utilizado em formulações como antioxidante, quimiopreventivo e para o combate aos radicais livres.
O Resvetrol também tem aplicação cosmética, pois revitaliza a pele e reestrutura as células protegendo do estresse oxidativo e oferece proteção contra radiação UVA e UVB.
O produto pode ser combinado com outras substâncias para efeitos sinergísticos. Suas possíveis associações são com coenzima Q10 ( agentes cardioprotetores ), chá verde ( antioxidantes ) entre outras.
A dosagem individual média é prescrita com 0,032mg/kg corporal/dia. A dose foi estabelecida depois de pesquisada a quantidade da substância no vinho tinto e a absorção pelo intestino.
Não existem relatos de contra indicações e apresenta segurança do produto mesmo em doses bastante elevadas.