

|
Jahara - o suave poder das águas
A Jahara é uma técnica de terapia aquática passiva e ativa, fundamentada na consciência corporal, na biomecânica, e no poder sutil da água. O método consiste em movimentos circulares contínuos, com micro-ajustes do alinhamento estrutural do corpo.
Mário Jahara, é brasileiro, professor de Zen Shiatsu e da técnica Alexander. Mário desenvolveu o Jahara em busca de uma técnica que combinasse o tratamento de corpo e mente através do uso das propriedades da água. O nome Jahara provém do árabe e significa pedra preciosa.
Em 1996, Mario começou a transmitir os frutos de sua criação e desenvolveu a primeira classe de Jahara na Califórnia. Desde então, os cursos se expandiram e o método adquiriu grande aceitação entre fisioterapeutas e terapeutas corporais no Brasil, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Israel e Argentina. Alguns anos depois, Tova Rozen, uma das primeiras estudantes da técnica, criou o programa anual de treinamento de especialistas em Jahara.
|
|
Atualmente, Mario e uma equipe de mais de 15 professores difundem a técnica por todo o mundo. O método é utilizado no treinamento de profissionais em cursos de hidroterapia, clínicas de reabilitação e spas.
A terapia através do Jahara é excelente para mulheres durante a gravidez. A técnica possibilita à mulher grávida experimentar sensações de liberação, leveza, ausência de peso e relaxamento.
O Jahara é altamente indicado para pessoas que sofrem de problemas da coluna, antes ou depois de cirurgias, hernias de disco, lesões mecânicas, e problemas de postura. O tratamento através do Jahara reduz os mecanismos de contração dos músculos, diminui o tônus muscular e portanto, reduz a pressão da coluna. Além disso, os movimentos de expansão (alongamentos suaves e graduais) aumentam o espaço entre as vertebras, diminuem a pressão excercida sobre a medula espinhal e, consequentemente, reduzem a dor.
Em casos de dores crônicas como fibromialgia, o Jahara é de grande contribuição. O tratamento através da combinação de pressões em pontos de shiatsu e técnicas de massagem, contribui na liberação dos tecidos e na redução da tensão acumulada nos músculos. A sessão é acompanhada pela sensação de ausência de peso e leveza, pela flutuação relaxante, e pela carícia suave da água.
A sessão de Jahara é uma experiência única e inesquecível, que através da flutuação lenta e dos movimentos circulares embalados pela água quente, permite a qualquer pessoa conectar-se à sua própria respiração e à sua paz interior. A sessão possibilita uma experiência de meditação profunda e uma jornada pessoal de serenidade e de liberação corporal, mental e emocional.
| |
|
 |