Queremos acompanhá-la e não deixá-la sozinha em um tema tão delicado como a anticoncepção, ou seja, evitar uma gravidez não desejada. A sexualidade é um dos aspectos mais importantes da vida, por isso devemos refletir sobre ela com maturidade e consciência.
O interesse de todos que apóiam a divulgação é fazer com que você conheça o necessário sobre anticoncepção, para que você possa escolher o método que se adapte melhor à sua forma de ser, como também à de seu parceiro.
Lembre-se de que, para decidir, é fundamental que você esteja informada sobre as vantagens e desvantagens dos métodos oferecidos pela ciência, e tenha consultado um médico.
O QUE É A ANTICONCEPÇÃO?
É uma prática que permite uma vida sexual saudável, sem o risco de uma gravidez não desejada. Cada mulher e cada homem têm características biológicas especiais. Por isso é importante consultar um médico antes de decidir-se sobre algum método.
A sexualidade não é apenas uma fonte de prazer. Também implica responsabilidades. Compartilhar a vida é tomar decisões juntos: ter ou não ter mais filhos, tê-los com certo intervalo de tempo…
Até há pouco tempo falava-se muito pouco sobre sexo de forma clara, aberta e transparente, as pessoas tinham pouca informação sobre como evitar uma gravidez não desejada. Tudo se comentava em segredo, circulavam muitas estórias incorretas, muitas vezes envolvendo fantasias, algumas das quais continuam nos dias de hoje. Atualmente, no entanto, as pessoas têm como se informar através da classe médica e de serviço de planejamento familiar.
QUAIS SÃO OS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS?
Existem vários métodos, alguns indicados para a mulher, outros para o homem. Cada método em seu nível de eficácia.
Somente um profissional de saúde poderá orientá-la a respeito do método mais adequado às suas necessidades e às de seu corpo, resguardando suas futuras possibilidades de engravidar.
COMO SE MEDE A EFICÁCIA DE CADA MÉTODO?
Mede-se estatisticamente a eficácia de cada método pelo índice de Pearl.
Este índice mede o número de gestações em cem mulheres-ano. Por exemplo: um índice de sete significa que ao final de um ano, dentre cem mulheres utilizando este método, sete acabaram engravidando. Os métodos mais eficazes são os hormonais e o DIU.
QUAIS SÃO OS MÉTODOS REVERSÍVEIS?
São aqueles que só evitam a gravidez enquanto estão sendo usados; quando não mais utilizados, deixam de evitá-la. Os métodos são: hormonais, mecânico, barreira, natural e químico.
MÉTODOS NATURAIS
COITO INTERROMPIDO – consiste em retirar o pênis da vagina antes da ejaculação, evitando assim que os espermatozóides contidos no esperma possam alcançar o útero. É um método de alto risco, não muito confiável, pois pode haver atraso na retirada do pênis ou saída de esperma antes do orgasmo.
MÉTODO DA OVULAÇÃO OU DO MUCO – também conhecido como método de Billings; a mulher identifica os dias em que pode engravidar observando a umidade da vagina. Requer um período de observação e treinamento para que o método funcione adequadamente. É considerado método pouco confiável, pois em alguns casos o muco vaginal pode estar alterado por outros fatores, podendo confundir a mulher.
TABELA OU CALENDÁRIO – a mulher aprende a conhecer seu ciclo menstrual e a observar o período em que está fértil. Neste período, ou ela não mantém relação sexual, ou usa algum outro método anticoncepcional. Não é um método muito confiável, pois pode haver erro de cálculo ou alteração da data prevista para ocorrer à ovulação, fato que pode acontecer por vários motivos.
MÉTODO DE BARREIRA
DIAFRAGMA – trata-se de uma capinha de borracha fina com bordas flexíveis, colocada pela própria mulher no fundo da vagina. Normalmente é adicionado um creme espermicida para aumentar sua eficácia. O diafragma deve permanecer na vagina, por no mínimo, oito horas após o ato sexual.
Quando bem colocado e não tendo fissuras, é um método relativamente seguro. Não é descartável e somente um médico pode indicar o tamanho correto para cada usuária, dependendo da anatomia de sua vagina. Como qualquer outro método tem suas contra indicações.
PRESERVATIVO – é um saquinho de borracha ultrafino, descartável, que o homem coloca no pênis ereto, um pouco antes do coito, e que retém o esperma. É um método seguro e o único que se tem demonstrado eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, tais como AIDS, gonorréia e sífilis.
MÉTODOS QUÍMICOS
ESPERMATICIDAS – São produtos em forma de creme, espuma ou óvulos, que a própria mulher coloca no fundo da vagina um pouco antes da relação. Esse produto contém substâncias químicas capazes de destruir os espermatozóides. São métodos de baixa eficácia quando usados isoladamente, por isso recomenda-se sempre em conjunto com camisinha ou diafragma.
MÉTODO MECÂNICO
O DIU ou Dispositivo Intra Uterino é um pequeno objeto plástico usualmente em forma de T ou forma de ferradura que é colocado dentro do útero por um médico, após tomar uma série de cuidados. Pode trazer alguns transtornos. Por isso é necessário o acompanhamento periódico por um médico.
É um método muito seguro. Quando retirado, o que pode ser feito a qualquer momento, a mulher está em condições de engravidar naturalmente.
MÉTODOS HORMONAIS
PILULA – trata-se de um método à base de hormônios semelhantes àqueles produzidos pelo organismo feminino, que impedem a ovulação. Por isto, quando utilizada corretamente evita a gravidez.
Para garantir sua eficácia, é fundamental que ela seja ingerida diariamente, sempre no mesmo horário e que seja seguida corretamente a orientação médica.
O intervalo entre um ciclo e outro deve ser de sete dias. É um método muito seguro; ocasionalmente podem ocorrer alguns efeitos indesejáveis; porém as pílulas mais modernas reduziram aos máximos esses inconvenientes que, quando ocorrem, são mínimos e muitas vezes desaparecem a partir do terceiro ou quarto mês.
Ao contrário do que se pensava antigamente, não é necessário fazer um descanso; já é conhecido que, quanto menos se interrompe o uso da pílula, menor é a freqüência de efeitos indesejáveis. A pílula além de evitar gravidez, oferece outros benefícios, tais como: normalização do ciclo menstrual, melhora de sintomas como cólica menstrual, redução do fluxo menstrual e proteção contra doença inflamatória pélvica, entre outros.
INJETÁVEIS COMBINADOS – este método também combina os hormônios femininos, porém em outras doses, possibilitando um efeito mais prolongado.
A aplicação é mensal, por via intramuscular, sem massagear a região.
Existem injetáveis com mais ou menos hormônios; é um método eficaz e indicado para aquelas mulheres que desejam anticoncepção hormonal; há modernos injetáveis com baixa dosagem hormonal. Os injetáveis combinados representam uma boa opção anticonceptiva e seu uso deve ser sempre indicado por um médico.
QUE SÃO MÉTODOS IRREVERSÍVEIS?
São métodos considerados definitivos que uma vez adotados, não mais permitem a gravidez. A opção por um método irreversível deve ser muito bem pensada, uma vez que é muito difícil voltar a ter filhos depois da operação.
VASECTOMIA – é uma cirurgia feita no homem; os canais que conduzem os espermatozóides são interrompidos, impedindo que os espermatozóides se juntem aos demais componentes do esperma; o homem continua a ter ereção e ejaculação absolutamente normais; apenas seu esperma não contém mais espermatozóides; sendo, portanto incapaz de fecundar um óvulo.
LIGADURA DE TROMPAS – é uma cirurgia feita na mulher; as trompas são interrompidas impedindo que o óvulo se junte com o espermatozóide