A anemia é uma doença do sangue caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos, ou mais precisamente, da quantidade de hemoglobina presente nesses glóbulos. A hemoglobina é uma proteína muito importante do sangue, pois é ela que contém o ferro e o oxigênio necessários para alimentar os tecidos do corpo.
Os testes de sangue feitos durante o período pré-natal podem indicar se os níveis de hemoglobina estão normais ou não. Mesmo que a paciente não tenha deficiência alguma de ferro e não esteja anêmica, pode tornar-se anêmica mais tarde. Por isso, é normal receber suplementos de ferro em algum ponto da gravidez.
Antes de engravidar, a mulher precisa de aproximadamente 15mg de ferro por dia. Agora quando está grávida, vai precisar do dobro devido ao aumento de volume sanguíneo. Se você não está recebendo quantidade de ferro suficiente para suprir as necessidades de seu corpo e de seu bebê, você vai desenvolver anemia. Mesmo que você tenha uma alimentação balanceada e nutricionalmente correta, ainda assim vai ser difícil receber a quantidade de ferro que você precisa. Por isso, certifique-se com o seu médico qual suplemento tomar.
Conseqüências da carência de ferro na gestação:
– Aumenta o risco de a criança nascer prematura;
– Aumenta o risco de a criança nascer com baixo peso,
– Diminui as reservas de ferro da mãe para a amamentação,
– Aumenta o risco de mortalidade materna,
– Aumenta o risco de morte do feto,
– Fraqueza geral
Tratamento
O primeiro passo no tratamento de deficiência de ferro é saber sua causa. Se for devido a uma dieta pobre em ferro, você deve seguir algumas dicas:
– Coma mais alimentos que sejam fontes de ferro, como: legumes verdes, carne vermelha, fígado, aves, peixe, gérmen de trigo, ostra, frutas secas e cereais enriquecidos com ferro.
– Eleve sua absorção de ferro comendo alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tomates e morango, pois eles ajudam seu corpo absorver ferro dos alimentos. Carne vermelha não só contém ferro, como também aumenta absorção deste nutriente.
– Não beba muito chá, pois eles contêm substância que inibe a absorção de ferro.
– Evite antiácidos, fosfatos, que são encontrados em refrigerantes, cervejas e outros, pois bloqueiam a absorção de ferro.
Importante: todo e qualquer tratamento antes e durante a gravidez deverá ter o acompanhmento médico.