A alimentação tem muita influência na nossa saúde. Alimentos muito gordurosos, por exemplo, podem levar a um aumento de colesterol no sangue, que, por sua vez, poderá ser responsável por um maior número de infartos. Pessoas com diabetes não podem ingerir açúcar. Quem tem ácido úrico elevado deve evitar frutos do mar.
Com o passar do tempo, várias alterações vão ocorrendo no nosso corpo e muitas dessas alterações podem exigir mudança de hábitos. Para nos manter saudável, precisamos ingerir a mesma quantidade de nutrientes dos adultos mais jovens, porém devemos reduzir a quantidade de calorias.
Ao longo do tempo, com a modificação da nossa musculatura e do nosso metabolismo, gastamos menos energia que os mais jovens. Com isso, o excesso de calorias ingeridas acaba se depositando no nosso corpo na forma de gordura, podendo acarretar uma série de complicações, como obesidade.
Os alimentos, através dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, fornecem ao nosso corpo o “combustível” necessário ao seu funcionamento.
Os carboidratos fornecem ao corpo uma energia rapidamente aproveitável. Dividem-se em açúcares e amido. Os açúcares podem ser encontrados nas frutas e no mel, e os amidos são encontrados em grãos, cereais, pães, massas, alguns vegetais e alguns legumes, tais como: feijão, soja, ervilha, lentilha, milho, batata e trigo.
As gorduras têm o dobro de calorias dos carboidratos e são divididas em saturadas e insaturadas. As gorduras são importantes porque servem como fontes de energia, ajudam a carregar algumas vitaminas no sangue e tem influência no sabor da comida. O excesso de gordura ingerido é armazenado no corpo, dentro de células adiposas.
As proteínas são fundamentais para o crescimento e manutenção do nosso corpo. A proteína faz parte de todas as nossas células. Algumas funções que dependem da presença da proteína são: cicatrização dos ferimentos, crescimento de cabelos e transporte de oxigênio no sangue.